Download the PHP package joshuawebdev/csv2sql without Composer
On this page you can find all versions of the php package joshuawebdev/csv2sql. It is possible to download/install these versions without Composer. Possible dependencies are resolved automatically.
Informations about the package csv2sql
CSV2SQL
Script em PHP que lê um arquivo no formato csv e converte-o para instruções sql
- Autor: Joshua
- Linguagem: PHP
- Versão 1.4
Descrição:
Lê um arquivo no formato csv ao qual consiste em uma tabela importada de um banco de dados ou planilha.
A primeira linha do arquivo .csv contém os atributos da tabela. A segunda linha em diante contém os dados de cada registro da tabela. A primeira linha é dividida e transformada em um array onde seus elementos são os atributos da tabela. As demais linhas do arquivo também são convertidas em arrays onde cada elemento do array é um dado da tabela.
Dependências
É necessário ter instalado em seu computador o PHP a partir da versão 5.6 (versão com suporte a execução pelo terminal) e o gerenciador de dependências Composer.
Instalação
Execução
O programa roda por meio de um terminal (prompt de comando, no caso do Windows). Ele recebe dois parâmetros:
- local do arquivo csv que será convertido para sql
- nome da tabela que será gerada após a conversão
Exemplo de Execução:
[param1] e [param2] são os parâmetros citados acima.
Exemplo de Uso:
Vamos converter o arquivo data_example.csv para um arquivo sql com as instruções para gerar uma tabela chamada alunos.
Recomendações
- Esta versão do programa ainda exige algumas melhorias em relação a tratamento do arquivo csv antes da conversão, por exemplo eliminação de espaços em branco, linhas desnecessárias ou outras informações geradas automaticamente por uma planilha e que não sejam necessária para a criação das queries. Então uma dica seria eliminar essas inconformidades antes de executar o programa.
- Pode ser que ao gerar as queries haja algum resíduo de texto aos qual não deveria estar lá quando forem executados em um banco de dados, por exemplo vírgulas a mais ou campo numéricos entre aspas duplas. Então é importante removê-los antes de tentar executar estas queries em seu banco de dados.
- O padrão dos arquivos csv é usar vírgulas como separadores, porém, quando se trabalha com unidade monetária brasileira (R$ 10,00, por exemplo) isso pode se tornar um problema, pois também é usada a vírgula para separa as casas decimais. Neste caso há duas soluções: ou a unidade monetária é covertida para o padrão americano (onde é usado o ponto para separar as casas decimais) ou pode-se alterar o separador para outro caractere, como ponto-e-vírgula. Você pode fazer isso alterando a propriedade
$separator
emsrc/Csv2Sql.php
. - Você também pode implementar a biblioteca em seu projeto instanciando um objeto da Classe Csv2Sql. Exemplo:
Melhorias Futuras
- [ ] O programa carece de funções de tratamento dos dados obtidos por meio da importação do arquivo .csv, como por exemplo: funções que eliminem espaços em branco, redudâncias, etc.
- [ ] A querie gerada retorna todos os campos do tipo string, independente de qual era o tipo original (integer, double, datetime, etc).